Edição 01 – Comunicado Importante!

Comments off 377 Views0


Prezado Cliente e Parceiro Mastertech,

Gostaríamos de informa-lo da importância de se fazer o backup do sistema e de seus arquivos, e aproveitar para algumas prevenções que devem ser adaptadas na infraestrutura afim de se prevenir de certas catástrofes.

Porque fazer backup?

Quando conectados à internet estamos vulneráveis a ataques de hackers e a vários tipos de vírus que vem nos
prejudicando frequentemente a cada dia.

O vírus que está causando prejuízo em várias empresas nos últimos anos, é o Ransomware um tipo de malware que sequestra o computador da vítima e cobra um valor em dinheiro pelo resgate, geralmente usando a moeda virtual bitcoin, que torna quase impossível rastrear o criminoso que pode vir a receber o valor. Este tipo de “vírus sequestrador” age codificando os dados do sistema operacional de forma com que os usuários não tenham mais acesso.

Uma vez que algum arquivo do Windows esteja infectado, o malware codificará os dados do usuário, em segundo plano, sem que ninguém perceba. A difícil detecção de um Ransomware e seus disfarces são os fatores que o tornam tão perigoso.

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/06/o-que-e-ransomware.html

Lembrando que não temos que fazer backup apenas para se prevenir contra essas situações, temos que lembrar dos efeitos catastróficos que um servidor ou estação de trabalho pode passar, como por exemplo, uma falha em um disco rígido, onde seria impossível recuperar as informações contidas neste computador.

Como nos prevenir?

Devemos tomar muito cuidado ao abrir e-mails de empresas ou pessoas desconhecidas, principalmente se contiverem anexos ou links/URLs em seu conteúdo.

Ao clicar, podemos ser direcionados a páginas desconhecidas, enquanto o vírus se instala.

Redes Sociais, como o Facebook, Twitter e outros posts de mídias, bate-papos de mensagens instantâneas, como o Skype, podem contribuir pela proliferação do vírus.

Instalar um antivírus de sua preferência no servidor e nas estações de trabalho e manter sempre atualizado é fundamental. Além disso, é importante que se faça periodicamente uma varredura completa para verificar possíveis arquivos ou programas maliciosos.

Uma ferramenta que pode ser utilizada para verificação de ameaças e que está disponível numa versão gratuita é o Malwarebytes.

Manter seu sistema operacional sempre atualizado e com o firewall ativado, também é essencial.

Aonde armazenar o backup?

Existem várias opções em mídias que podemos utilizar para armazenar o backup dos arquivos. Uma opção de baixo custo e simples de ser implantada seria utilizar um HD externo. Este, geralmente, possui um grande espaço de armazenamento, podendo ser guardado em um cofre, além de se conectar facilmente ao computador.

Dicas!

Recomendamos que seja feito um backup diariamente e que o mesmo não fique em seu escritório, assim evitando que se permaneça na mesma rede de internet ou ao acesso de outras pessoas não responsáveis pela rotina diária.

Aconselhamos que seja feito o backup de todos os arquivos utilizados pelo sistema.

Por padrão, sempre configuramos uma rotina de backup da base de dados que é executada diariamente no período da noite e armazenado no servidor em um local acordado com o cliente. O arquivo gerado pela rotina deve ser incluído em sua rotina interna de backup.

Se houverem dúvidas acerca destas informações, nossa equipe de suporte estará a sua disposição para esclarecê-las.

Fique à vontade em nos contar em nossos canais de atendimento.

Telefone: (41) 3083-6502
E-mail: suporte@mastertechsistemas.com.br

Forte abraço!

Equipe Mastertech.